CidadesNotícias
Em Destaque

Prefeitura alerta condutores sobre perigos da combinação álcool e direção neste Carnaval

Motorista sob efeito de bebida alcoólica tende a ter uma direção mais agressiva e perde a noção de espaço e tempo, o que pode acarretar sérios acidentes de trânsito

 

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), orienta a população sobre os perigos da combinação de álcool e direção durante as festividades do Carnaval, que começam neste final de semana. Desde o pré-carnaval na Capital, a pasta tem reforçado as orientações educativas para conscientizar os condutores.

“O condutor sob efeito de bebida alcoólica tende a ter uma direção mais agressiva e perde a noção de espaço e tempo, o que pode acarretar sérios acidentes de trânsito. Além de ele assumir o risco de matar”, aponta o diretor de Trânsito da pasta, Horácio Ferreira.

Estudos médicos demonstram os mais variados sintomas no corpo humano após a ingestão de álcool, entre eles estão a diminuição da capacidade psicomotora, alteração na capacidade de raciocínio, retardo para respostas e condições adversas, visão e audição alteradas, falta de atenção, perda de reflexo e sonolência.

Horácio Ferreira frisa que a embriaguez ao volante é um problema sério, que triplica os riscos e coloca muitas vidas em jogo. “Ampliaremos nossos esforços no sentido de levar ainda mais informação e conscientização para a população. Só a mudança efetiva de comportamento pode mudar esse cenário”, explica.

“Queremos conscientizar o condutor. Ele pode se divertir, mas no trânsito é necessário responsabilidade. Nosso objetivo é garantir a segurança na via e a defesa da vida no trânsito”, aponta Horácio, ao lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece limite zero para o consumo de álcool pelos motoristas e impõe penalidades severas para quem infringe a norma.

Dirigir sob efeito de álcool é, de acordo com o Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma infração gravíssima. Fazendo o teste de bafômetro, ou a autoridade de trânsito constatando a embriaguez, o motorista é penalizado com multa de R$ 2.934,70. Além disso, pode ter suspenso o direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência no espaço de tempo de um ano, a multa é dobrada, ou seja, chega a R$ 5.869,40.

Foto: Secom

 

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo