O candidato à prefeitura de Goiânia Sandro Mabel (União Brasil) vai resgatar os mutirões no formato idealizado pelo ex-prefeito Iris Rezende com o objetivo definido de enfrentar o problema do lixo na capital. “Vou comandar pessoalmente a limpeza na cidade. Vamos fazer uma ampla faxina com a união de esforços”, defendeu ao sublinhar que não terá descanso. “Vamos trabalhar aos finais de semana e acabar com a sujeira acumulada”, acrescentou.
Mabel afirmou que terá como referência o trabalho comunitário dos mutirões que transformaram vidas e deixaram um legado de benefícios e serviços para várias gerações de goianos. “Basta andar um pouco pelas ruas para ver que a população quer limpeza. Nós vamos levar esse lixo embora e precisaremos dos esforços de todo mundo”, argumentou ao dizer que vai seguir o exemplo do emedebista.
O candidato da coligação União por Goiânia se posicionou sobre a carência de coleta de lixo e varrição efetivas das ruas da capital. “É visível que a atual administração tem falhado. Há sujeira por toda parte”, pontuou Mabel que advertiu sobre a precariedade dos serviços prestados pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), empresa pública que está na mira do Ministério Público. O candidato já assumiu o compromisso de reestruturar a Companhia, para que ela volte a prestar um serviço eficiente aos goianienses.
Serviço essencial para a cidade, Mabel defende uma abordagem com austeridade e seriedade não apenas no tratamento de resíduos, mas também em outras áreas que têm afetado a qualidade de vida da população. “Vamos fazer uma Goiânia para as pessoas, com mobilidade, uma cidade gostosa de se viver”, reforçou.
*Marca histórica*
Os mutirões marcaram a vida pública de Iris Rezende, que idealizou e consolidou uma prática que deu respostas rápidas à população. Ao longo de diversos mandatos no Executivo municipal e estadual, Iris liderou uma intensa agenda de serviços, atendimentos e obras baseadas no formato. Foi assim que alcançou o feito histórico de construir mil casas em um único dia na Vila Mutirão em 1983.