O vice-governador Daniel Vilela visitou quatro cidades na região Sul de Goiás para reiterar, por meio de eventos públicos de campanha, como caminhadas e carreatas, o apoio governistal a candidatos a prefeito do União Brasil, partido do governador Ronaldo Caiado, e do MDB, presidido regionalmente pelo próprio Daniel. Ele esteve em Itumbiara e Cachoeira Dourada, onde os atuais gestores concorrem a mais um mandato, e também em Panamá e Goiatuba.
O fato do empresário Dione Araújo (UB) já estar à frente da Prefeitura de Itumbiara é um dos principais motivos, segundo o vice-governador, para que os eleitores o reconduzam ao cargo em 6 de outubro. “Trata-se de um grande gestor, que mudou, pra muito melhor, a realidade dos itumbiarenses. Os moradores deste município são sábios e lhe darão uma nova oportunidade para que você, com menos desafios e mais tranquilidade, faça uma administração com muitas obras e investimentos”, disse Daniel a Dione após participar de caminhada pelas ruas do Centro da cidade.
O vice-governador também gravou vídeos ao lado do prefeito, com foco nas parcerias que foram construídas entre o Executivo municipal e o governo goiano e que resultaram, por exemplo, na consolidação do Hospital Estadual de Itumbiara – São Marcos como importante unidade de saúde na região; na pavimentação de 31 quilômetros da GO-309 que liga a cidade à Cachoeira Dourada; e a restauração da GO-206, também conhecida como avenida Modesto de Carvalho.
De Itumbiara o vice-governador seguiu para Cachoeira Dourada, onde o prefeito Rodrigo Rodrigues (MDB) trabalha por mais um mandato. “Não tenho dúvidas de que com o seu apoio e o do governador, vamos sair vitoriosos deste processo eleitoral”, disse o emedebista a Daniel ao término da caminhada em que eles pediram votos para moradores e comerciantes. Rodrigo, que também é professor e produtor rural, ainda lembrou aos militantes que na disputa de 2020 o respaldo do vice-governador foi decisivo. Ele enfrentou outros cinco prefeitáveis e ganhou por uma diferença de sete votos.
“Por mais que passemos a maior parte do tempo em Goiânia, eu consigo acompanhar muito do que acontece no interior. E afirmo que, hoje, Cachoeira Dourada tem uma das melhores administrações de Goiás. Uma gestão irreparável”, disse Daniel. “Nós, prefeitura e Governo do Estado, temos muito o que fazer por esta cidade. Sejam obras estruturantes, como as de pavimentação asfáltica, seja construindo casas e atraindo empresas”, completou.
*Panamá e Goiatuba*
O vice-governador prestigiou o candidato Renê Mota (UB) liderando uma caminhada çem Panamá. Renê, que já foi vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito por dois mandatos, é apoiado pelo atual gestor, José William, que foi eleito em 2016 e 2020 e, logo, não pode concorrer neste pleito. “Sua trajetória política o torna merecedor desta vitória. Sem desrespeitar os adversários, mas não há ninguém mais preparado do que você, Renê, para assumir a prefeitura”, ressaltou Daniel Vilela. “Vou me dedicar ao máximo. Quero cuidar da nossa gente”, emendou o prefeitável.
O giro do vice-governador e dirigente emedebista pelo Sul goiano foi concluído em Goiatuba. Por lá, o ex-prefeito e agropecuarista Marcelo Coelho encampa candidatura de oposição ao grupo político que está no poder. Daniel participou de uma carreata – com cerca de dois mil veículos – que partiu do Ginásio de Esportes e de um comício na praça em frente à rodoviária. Neste último evento, Coelho apresentou suas propostas, dando ênfase à atração de novas empresas e indústrias para gerar mais vagas de emprego e à construção de um hospital municipal e de mil moradias populares.
O vice-governador sinalizou disposição do Executivo Estadual para auxiliar o prefeitável emedebista a tirar estas propostas do papel. “A política que entrega resultados é feita em parceria”, destacou Daniel Vilela. “Goiatuba não pode mais ficar isolada politicamente como ocorre hoje em dia. Juntos, estado e prefeitura, vamos fazer o que há de melhor por esta população. Esta cidade ainda viverá os melhores dias de sua história”, acrescentou.
*Coligações e apoios*
Um dado relevante a ser observado nestas viagens de Daniel Vilela é que as chapas majoritárias montadas em pelo menos três das quatro cidades visitadas evidenciam o êxito da sua articulação em ter o União Brasil como aliado preferencial do MDB – com uma destas duas legendas na candidatura à prefeito e a outra, na de vice-prefeito.
Em Itumbiara, Dione Araújo, do UB, manteve a mesma chapa de 2020. O vice-prefeito Daniel Borges está ao seu lado; ele é do MDB. Eles encabeçam a coligação “Itumbiara não pode parar”, que conta ainda com apoio do Republicanos, PL, PSD, PDT e PP. Em Cachoeira Dourada, o prefeito Rodrigo Rodrigues trocou o vice. Agora quem o acompanha é o agropecuarista Enrique Moreira, do PL. Ambos estão à frente da coligação “Pra continuar avançando”, com reforços do PDT e União Brasil.
Em Panamá, Renê Mota, do União Brasil, tem um emedebista como candidato a vice: Leandro “Sucuri”. A coligação “Panamá continuará em boas mãos” tem apoio do PRD. Em Goiatuba, a situação se inverte: MDB na cabeça de chapa, e União Brasil na vice, com Marinaldo Fiel. Nesta cidade, a coligação “Com a força do povo” tem ainda Republicanos e Agir como legendas aliadas.