O governador Ronaldo Caiado prestigiou, na noite desta terça-feira (19/11), o lançamento do livro “Calma Sob Pressão”, escrito pelo goiano e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles. “É um homem que traz paz. As pessoas se sentem seguras, é coisa de líder. E foi justamente o que colocou no livro: calma, mesmo sob pressão. Henrique tem conteúdo, conhecimento e preparo intelectual”, ressaltou o chefe do executivo goiano.
Em breve discurso durante o evento, realizado no Sicoob UniCentro Br, em Goiânia, o governador parabenizou o conterrâneo e destacou sua carreira. “Temos de valorizar, enaltecer e reconhecer o mérito das pessoas que fazem história no país. E Henrique, saindo de nossa cidade de Anápolis, se tornou um homem respeitado internacionalmente por sua relevância”, frisou. “Com equilíbrio, soube superar dificuldades e ser um ponto de estabilidade”, completou.
Meirelles agradeceu a parceria do governador, destacando que ele foi o responsável por incentivá-lo a ingressar na política. “Caiado foi a primeira pessoa a, de fato, me convidar para entrar na vida pública”, lembrou ao elogiar a trajetória do chefe do executivo goiano, atualmente “o governador com melhor avaliação do Brasil”.
A obra “Calma sob Pressão – o que aprendi comandando o Banco de Boston, o Banco Central e o Ministério da Fazenda” conta os bastidores da vida de Meirelles, apresentando sua caminhada profissional nos setores público e privado, além de aspectos de sua vida pessoal, como as lembranças da infância. Com 192 páginas, a obra é publicada pela editora Planeta.
O autor definiu o livro como um relato de situações importantes sob a perspectiva de quem participou diretamente, às vezes até em posição de comando. “É um mergulho na história do Brasil e também o relato do primeiro não americano a dirigir um banco global americano”, resumiu. “Enfrentei temas complexos e áridos com tom mais leve, que não prejudicasse a fluidez.”
O vice-governador Daniel Vilela, que também esteve presente ao lançamento do livro, afirmou que Meirelles é um profissional de destaque mundial e que possui credibilidade no cenário econômico. “Os goianos precisam enaltecer essa figura extraordinária que representa o nosso estado”, opinou.
*Henrique Meirelles*
Natural de Anápolis, Henrique de Campos Meirelles é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 2003 e 2011, atuou como presidente do Banco Central do Brasil, com trabalhos relevantes no controle dos juros e da inflação, além de ajudar a atravessar a crise econômica de 2008/2009. Em 2016, assumiu o Ministério da Fazenda, onde ficou até 2018, também lidando com crises econômicas no país. Já de 2019 a 2022, foi secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.
Fotos: Adalberto Ruchelle