Prefeito Rogério testemunha satisfação de moradores durante entrega de revitalização do Centro de Saúde da Vila Clemente
Unidade foi repaginada com a reforma predial, que melhora o ambiente de trabalho dos profissionais de saúde, que passam a atender com mais comodidade e segurança os pacientes que buscam por serviços médicos
O prefeito Rogério testemunhou a satisfação de moradores que procuram atendimento médico no Centro de Saúde da Vila Clemente, durante entrega da revitalização da unidade de saúde na noite desta terça-feira (27/2), que passa a oferecer serviços com mais qualidade e atendimento humanizado.
Localizado na Rua dos Tamoios, o Centro de Saúde conta com três consultórios médicos e um de odontologia, atende consultas nas especialidades de Pediatria, Clínica Médica Geral e Ginecologia. A unidade também desenvolve programas como atenção ao paciente com tuberculose, atenção ao pré-natal, parto e nascimento, atenção integral em hanseníase e controle de tabagismo. A média de atendimentos passa de 1,8 mil pessoas por mês.
Em entrevista à imprensa, o prefeito Rogério disse que é o segundo centro de saúde revitalizado entregue à população nos últimos dias, e todos seguem o mesmo padrão de qualidade, com ampliação das unidades e também dos serviços oferecidos à população. “A população busca por isso há muitos anos, que é a ampliação dos consultórios, sala de atendimento e de vacinação com ar-condicionado. Todas as mais de 72 salas têm esse sistema de atenção à refrigeração de vacinas”, afirmou.
Em conversa com moradores que participaram da inauguração, o prefeito Rogério constatou a aprovação e satisfação dos moradores da Região Norte de Goiânia com as melhorias na unidade de saúde da Vila Clemente. Com a reforma, o Centro de Saúde amplia o atendimento, agora com mais dignidade, na prestação de serviços de saúde à população goianiense, no momento em que as pessoas estão fragilizadas em decorrência de algum problema de saúde.
Recepcionista da unidade de saúde, Márcia Alves Sousa, que trabalha no local há 20 anos, contou que o prédio precisava ser revitalizado para melhor atender aos pacientes. “Nunca tivemos uma reforma como essa, que todos nós precisávamos, servidores e pacientes. O Centro de Saúde existe há cerca de 30 anos e nunca havia passado por ampla reforma. Reconhecemos o esforço da diretoria da unidade de saúde, por lutar pela reforma do prédio, assim como o prefeito Rogério. Com a reforma, melhorou todo o ambiente de trabalho, como novos espaços e equipamentos modernos”, afirmou.
A dona de casa Ângela Alves, que mora no Setor Progresso, disse que a população está satisfeita com a revitalização da unidade. “Ficou ótimo, pois estávamos precisando dessa reforma para um melhor atendimento de quem procura serviços de saúde. Queremos agradecer ao prefeito Rogério pelas melhorias. Os médicos vão atender os pacientes em ambientes mais confortáveis. Estamos muito satisfeitos”, pontuou.
O secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, destacou que com a ampliação da unidade de saúde proporciona o atendimento à população com médicos especialistas em várias áreas. “Temos salas de vacinas, consultório odontológico com dois dentistas, e várias outras melhorias na estrutura do prédio da unidade de saúde”, ressaltou.
*Melhorias*
O Centro de Saúde da Vila Clemente foi repaginado com as obras de revitalização. Entre as melhorias, estão a adequação da entrada principal da unidade com construção de rampas, guarda corpos e corrimãos; requalificação da espera externa com sinalização de desníveis e criação de escada de acesso; adequação dos banheiros da recepção; criação de banheiro para pessoa com deficiência (PCD); adequação da bancada de recepção para atendimento aos padrões de acessibilidade; e troca de portas de madeira com larguras compatíveis às normas de acessibilidade.
Na parte da estrutura física, os consultórios foram revitalizados, assim como os ambientes da área de odontologia e vacinação. A copa foi requalificada, como também a conclusão dos abrigos de lixo da unidade que se encontravam inacabados, revisão da cobertura da unidade com troca de telhas quebradas e substituição de peças danificadas da estrutura de madeira e construção de um espaço de atividades coletivas.
Com a reforma, houve a troca do revestimento cerâmico de piso de toda a unidade das paredes das áreas molhadas, recuperação do forro de gesso, pintura interna e externa, e colocação de insulfilm nas esquadrias de vidro para melhoria da climatização.
A rede de drenagem no fundo da unidade de saúde da Vila Clemente para solução de problemas de escoamento de água pluvial foi reforçada. O portão de acesso ao estacionamento foi trocado e criada uma rota externa para encaminhamento aos abrigos do lixo produzido na unidade.
A iluminação foi substituída, com revisão da rede elétrica, troca de louças, metais e acessórios hidráulicos dos banheiros, consultórios, copa e escovódromo. Houve a troca das bancadas de granito nos consultórios e a Central de Material Esterilizado (CME). Todos os aparelhos de ar-condicionado da unidade foram trocados por novos com maior eficiência e menor consumo de energia.
_ Foto: Jackson Rodrigues_