O manual tem como foco a comunicação e organização jurídica da campanha eleitoral que devem andar lado a lado para resolver crises, criar soluções e apresentar um perfil de candidatura sincera para a população
O advogado eleitoralista Danúbio Remy lança, no próximo dia 1º de julho, o livro Manual Prático para as Eleições 2024. No material, ele apresenta uma tese elaborada de que dinamismo, proatividade eleitoral, comunicação e confiança combinam com eleições limpas.
Segundo Danúbio, que atua no Direito Público e Eleitoral, um cenário em que a fakenews e o denuncismo surgem como elemento para dinamitar a festa democrática das eleições, a comunicação e organização jurídica da campanha devem andar lado a lado para resolver crises, criar soluções e apresentar um perfil de candidatura sincera para a população.
“A comunicação eficaz é uma demanda premente das eleições. Sem ela, o eleitor não conhece o perfil dos candidatos e as propostas para a cidade. Porém, para o advogado, os candidatos precisam aprender a lidar com os fatores limitantes da legislação eleitoral, que em nome de conter os abusos econômicos, freiam a propaganda do tamanho à quantidade”, pontua o especialista, que atuou em mais de 600 campanhas eleitorais ao longo de 14 anos.
Conforme o especialista, que é sócio-fundador do escritório Danubio Advocacia, a internet ainda é um campo aberto a se explorar, mas a qualidade das postagens já está sendo apreciadas pelo eleitor desde a pré-campanha, quando se assiste os tons apelativos dos pré-candidatos.
Liderança na urnas
“A liderança dos candidatos será testada antes das urnas”, pontua o advogado. Segundo ele, o Direito Eleitoral não comporta elementos de mercado como “se eu mandar você atirar, você atira, senão eu mato você”. E assim, diz, o fanatismo das eleições de 2022 deve ser encarado como fator de derrota e, não de vitória.
“Imagine uma partida de futebol, em que todos os 22 jogadores em campo tem o mesmo objetivo, que é fazer o gol, assim deve ser as eleições, e que vença aquele que tiver a melhor técnica, o maior zelo e melhor proposta, revela ser esse o fator de sucesso das eleições”, frisa.
Para tanto, ele acredita que o universo jurídico deve caminhar lado a lado com a comunicação e o mundo contábil. Eleições são judicializadas, planejadas, comunicadas e contabilizadas. “E este é o segredo do sucesso das eleições 4.0”, afirma o advogado, que possui mestrado em Ciência do Direito pela Universidade de Lisboa. Ele é pós-graduado em Direito Público Municipal, Direito Internacional, Ciência do Direito, Direito Administrativo, Direito Público e Direito Eleitoral.
Com atuação voltada ao Direito Público e Publicista, Danubio foi advogado de autarquias e empresas públicas, atuou na gestão pública do Estado de Goiás e na assessoria especializada de municípios e organizações sociais com relevância administrativa.
Advogado de partidos políticos, participou da banca nacional do advogado, ex-ministro do TSE, Admar Gonzaga, na criação do Partido Social Democrático – PSD. Auxiliou na criação nacional do Solidariedade. Coordenou as campanhas de prefeito de Goiânia – 2012, foi advogado na campanha de Governador de Goiás em 2014, oportunidade em que coordenou a campanha ao Senado.