Após uma solicitação do deputado federal Glaustin da Fokus (Pode-GO), a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados debate, nesta terça-feira (25), a oferta de carrinhos de compra adaptados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estabelecimentos comerciais, conforme previsto no Projeto de Lei 2982/22. O evento será realizado às 13 horas, no plenário 13.
Glaustin da Fokus é o relator da proposta. Na avaliação dele, a medida é essencial para facilitar a participação dessas pessoas em atividades cotidianas, como fazer compras, e promover sua autonomia e bem-estar. “Isso também pode resultar em um aumento no fluxo de clientes nos estabelecimentos, o que é positivo para a economia local”, afirma.
Entre os convidados, estão Maurício Ungari, vice-presidente jurídico-institucional da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS); Angélica Bortotti, assessora executiva da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD); Sirlei Antônio do Couto, presidente da Associação Goiana de Supermercados (AGOS); Larissa Lafaiete, advogada e fundadora do Movimento Terapia de Mães Atípicas; e Jacson Marçal, conselheiro do Grupo de Autismo da Reunidas.
O parlamentar espera, com o debate, esclarecer dúvidas sobre a implementação prática da medida e receber sugestões para aprimorar o projeto.