Adriana Accorsi vai lançar a campanha para prefeita de Goiânia nesta sexta-feira (16/8) com uma grande caminhada na Avenida Central do Jardim Nova Esperança (Avenida Perimetral com Avenida Central, Jardim Nova Esperança), a partir das 16 horas. Essa tradição resgata a memória do seu pai Darci Accorsi, que sempre iniciava suas campanhas pelo bairro da região Noroeste.
“O Jardim Nova Esperança é um símbolo de como as políticas públicas podem transformar a vida das pessoas e de como um político pode ter palavra”, exemplifica Adriana.
Na campanha para prefeito, em 1992, o ex-prefeito de Goiânia, Darci Accorsi (1993/1996), prometeu e cumpriu o compromisso de asfaltar o Jardim Nova Esperança. “Ele sempre é lembrado pela comunidade daquela região”, conta Adriana.
Embalada pelas pesquisas de intenção de voto, que apontam sua liderança em todos os levantamentos, a pré-candidata e única mulher no pleito de 2024 inicia a disputa pelo Executivo Municipal confiante e animada.
“Nós vamos seguir em frente com muita fé, animação e esperança. Com certeza, vamos chegar a cada vez mais pessoas”.
Pré-candidata da Coligacão “Pra Cuidar de Goiânia”, que reúne sete partidos (PT, PSB PCdoB, PV, Rede Sustentabilidade, PSOL, PSB e PMB) Adriana Accorsi aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto para o primeiro turno. Levantamento da Futura Inteligência/100% Cidades, divulgado pela revista Exame (13/8) mostra Adriana Accorsi em primeiro lugar com 23,4% das intenções de voto em Goiânia. O segundo colocado, aparece com 21,9%, em empate técnico.
O Instituto Gazeta de Pesquisas revelou a deputada federal em primeiro lugar nas duas modalidades apresentadas aos eleitores. Na espontânea, em que os entrevistados mencionam o nome do candidato sem qualquer sugestão, a preferência para prefeito é liderada por Adriana Accorsi, com 8,1% das menções. Na estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Adriana Accorsi também se destacou com 21,4% das intenções de voto. O segundo e o terceiro colocados aparecem com com 17,3% e 16,4%, respectivamente.
Adriana Accorsi também lidera pesquisa espontânea do Instituto Serpes/ O Popular (20/7) divulgada em 20 de julho, e aparece em primeiro com empate técnico na estimulada. Já o Instituto Veritá (27/7) indica Adriana isolada em primeiro lugar com 22,9% das intenções de votos na estimulada.
*Adriana é delegada*
Adriana Accorsi tem 51 anos, é casada e tem duas filhas. Começou a militância na juventude porque desde cedo viu na política o verdadeiro instrumento transformador da sociedade. Esse amor passa pela história de luta e influência de seu pai Darci Accorsi, o filosofo, professor e popular ex-prefeito de Goiânia que ensinava “em nosso país, poucos têm muito e muitos têm muito pouco”. Isso criou em Adriana a vontade de lutar por uma sociedade mais justa.
Ela se preparou para esse desafio, participou das lutas estudantis no movimento estudantil, se graduou em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e se tornou especialista em Segurança Pública e Ciências Criminais.
Passou no primeiro concurso que prestou, estando há quase 25 anos na Polícia Civil do Estado de Goiás, onde, entre outros cargos, foi Delegada Titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente por quase 10 anos, liderando centenas de investigações, notadamente em casos de pedofilia, homicídios e exploração sexual de crianças e jovens. Foi ainda Secretária Municipal de Defesa Social de Goiânia, área que cuida da Defesa Civil e da Guarda Civil Metropolitana.
Também foi a primeira mulher Delegada Geral da Polícia Civil do Estado de Goiás com grande atuação em defesa das mulheres, crianças e por uma polícia mais humana.
Adriana, que é deputada federal desde 2023, tendo sido eleita deputada estadual por dois mandatos (2015/2018 e 2019/2022), concorreu ao cargo de prefeita de Goiânia em 2016, quando ficou em quinto lugar, e em 2020, quando avançou para o terceiro. Em 2024, segue confiante amparada pela receptividade popular.
“Sou apaixonada por esse sonho de ser prefeita de Goiânia. Nessa campanha, nós vamos apresentar propostas consistentes e fazer compromissos realistas que refletem o sentimento, as necessidades e as angústias da população, pra cuidar de Goiânia, pra cuidar da nossa gente. Esse é o nosso pensamento e assim queremos chegar ao coração das pessoas que vivem em Goiânia”,enfatiza.