Candidato à prefeitura de Goiânia pelo PSDB, o jornalista e empresário Matheus Ribeiro anunciou nesta segunda-feira (26) a criação de uma rede de hubs municipais voltada para jovens como parte de sua proposta de governo. O Núcleo de Inovação Professor Nion Albernaz (NION) contará com espaços de co-working voltados para jovens, autônomos e empreendedores. O anúncio ocorreu durante sabatina no Portal Notícias Goiás onde Matheus destacou que a sua própria campanha é a primeira a ter um QG em um coworking ao invés de grandes espaços.
Matheus explicou na entrevista ao jornalista Vinícius Portugal que o nome do núcleo é uma homenagem ao ex-prefeito Nion Albernaz, apontado como o melhor prefeito que Goiânia já teve. Segundo Matheus, Nion ficou conhecido por sua gestão inovadora e pelo cuidado dedicado à cidade e seus moradores. Matheus aponta que o projeto NION vai promover inovação, tecnologia e empreendedorismo, oferecendo aos jovens oportunidades concretas no mercado de trabalho.
“Eu sei que é possível a gestão municipal criar esses espaços nas regiões de Goiânia, que serão espaços de trabalho coletivo para que os nossos autônomos, empreendedores e jovens que estão buscando oportunidades, não apenas de emprego, mas de renda, possam trabalhar. Porque é disso que as pessoas precisam: estar à altura de sua própria história para que possam se sustentar”, explicou Matheus.”
De acordo com o candidato do PSDB, ainda na proposta, o espaço destinado ao NION será o Jóquei Clube, um prédio histórico projetado por Paulo Mendes da Rocha, um dos maiores nomes da arquitetura brasileira. “Vamos revitalizar e trazer o Jóquei Clube de volta para Goiânia. A desapropriação do prédio seria um benefício para todas as partes envolvidas e mostraria também que a prefeitura tem a capacidade de gestão necessária para devolver essa estrutura à cidade como um espaço útil”, acrescentou Matheus.
*Escola de Oportunidades*
Ainda em sua proposta de governo, Matheus Ribeiro destacou na entrevista a “Escola de Oportunidades”, que deverá ser composta por centros de aprendizado digital destinada a preparar jovens para novas profissões e mercados de trabalho, especialmente no setor digital. Estamos falando de um projeto inovador que visa oferecer um ambiente de aprendizado e treinamento para os jovens de Goiânia”, afirmou o candidato.
Matheus ressaltou ainda que o local não será apenas uma unidade educacional física feita de tijolos e cimento, mas sim, verdadeiros centros de treinamento e aprendizado digital que também poderão ter acessibilidade nas unidades de ensino municipais.
“A Escola de Oportunidades vem trazer um ambiente de estudo e conhecimento para aquelas pessoas que precisam se conectar a novas profissões e a novos mercados de trabalho, principalmente no digital, oferecendo uma oportunidade de aprendizado”, relatou o tucano.
Segundo Matheus, atualmente, uma grande parcela dos jovens vive de empregos que apenas os permitem sobreviver com o mínimo, sem incentivo da prefeitura para mudar essa situação. “Com a Escola de Oportunidades e o NION daremos novas chances de mercado aos jovens, além de posicioná-los no ambiente da tecnologia”, ressaltou.
Quem é Matheus Ribeiro
Matheus Ribeiro, de 31 anos, é jornalista, empresário e candidato a prefeito de Goiânia. Destacou-se como apresentador de televisão na TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, e na TV Record de Brasília· Em 2019, com apenas 26 anos de idade, apresentou o Jornal Nacional, da TV Globo. Matheus prega com ênfase uma forma diferente de fazer política e gestão pública, de maneira que os benefícios se destinem à cidade e às pessoas e não os políticos.
Em 2022 disputou a eleição pela primeira vez e obteve cerca de 47 mil votos para deputado federal, tendo sido votado em 244 dos 246 municípios goianos. Tornou-se primeiro suplente do PSDB na Câmara dos Deputados. Atualmente é presidente municipal do PSDB em Goiânia.
Matheus Ribeiro foi o nome escolhido para disputar a prefeitura de Goiânia, renovar o partido, a política e a gestão pública. As bandeiras de Matheus são: renovação e reestruturação atual do cenário político na capital goiana, participação da população na política e na gestão, colocar em prática o conceito de cidade-bairro, implantar uma reforma administrativa que enxugue a máquina municipal e a torne eficaz. Matheus defende que pastas que cuidam de serviços técnicos precisam ser dirigidas por técnicos e não políticos.
Quem é a vice Bartira Miranda
Bartira Macedo de Miranda Santos é advogada criminalista, professora com notoriedade na área do Direito. É professora de Processo Penal na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde se tornou a primeira mulher a dirigir a Faculdade de Direito em 119 anos da história da universidade, após ser eleita em 2017, onde atuou até 2021. É também associada sênior do Fórum Nacional de Segurança Pública.
Na Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás, Bartira atuou como conselheira seccional.
Professora Bartira Miranda se destaca por suas contribuições ao debate sobre direitos das mulheres e questões penais no Brasil, enfatizando a necessidade de garantir os direitos fundamentais das mulheres.