O prefeito Rogério, candidato à reeleição pelo Solidariedade, assinou na última terça-feira (10) um despacho autorizando a realização do concurso público para a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), o primeiro em quase 20 anos. Serão disponibilizadas 700 vagas, sendo 100 para preenchimento imediato e 600 para formação de cadastro reserva.
Com o despacho, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) está encarregada de elaborar e publicar o edital, o que deverá ocorrer ainda neste ano. O concurso faz parte do plano de Rogério de fortalecer a segurança pública na capital, o que garante ao candidato apoio massivo da corporação.
Nesta semana, ele se reuniu com cerca de 600 servidores no Comitê Central, quando reforçaram a disposição em trabalhar em prol de um novo mandato de Rogério. Na reunião, o comandante da GCM, Welligton Paranhos, destacou a valorização da carreira implementada na administração de Rogério e declarou seu voto em Rogério.
“Rogério conclui a gestão com o maior investimento já realizado na segurança pública de Goiânia, não só em viaturas, armamentos e na valorização da tropa, mas também com concurso que traz dignidade para toda instituição e mais segurança para a população goianiense”, destaca Paranhos, atual presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes de Guardas Municipais.
O cargo de guarda civil exige nível superior e oferece uma remuneração inicial de R$ 3.100, conforme o plano de carreira da GCM. Entre os requisitos para participação no concurso, estão a faixa etária de 18 a 35 anos e a necessidade de formação superior.
Desde o último concurso realizado entre 2005 e 2006, o efetivo da GCM diminuiu de mais de 2.000 agentes para os atuais 1.100. A gestão de Rogério já investiu na corporação com a compra de 45 viaturas e 17 fuzis, além de melhorias salariais que tornaram os agentes de Goiânia os mais bem pagos do Brasil.
“Se temos uma Goiânia segura hoje, muito se deve ao trabalho dos homens e mulheres da Guarda Civil Metropolitana. Trabalhamos de maneira integrada com as outras forças de segurança do Estado para dar tranquilidade aos moradores da capital”, destaca o prefeito Rogério. “Com o concurso, vamos ampliar nossa presença nas ruas para melhorar a segurança em todas as regiões da cidade”, pontua Rogério.
Além dos investimentos diretos na GCM, a atual administração implementou o sistema de videomonitoramento, com mais de 2.000 câmeras espalhadas pela cidade, incluindo câmeras de 360°, que garantem mais segurança nas áreas urbanas.
O concurso público seguirá as diretrizes da Lei Complementar nº 353, de 2022, e contará com seis etapas de avaliação, como prova objetiva, testes físicos e psicológicos, e curso de formação, que será decisivo para a aprovação final dos candidatos.