Goiânia aprimora capacitação de profissionais de saúde para enfrentamento das arboviroses
Curso é direcionado aos profissionais de saúde da Atenção Primária, que serão orientados desde o reconhecimento de sinais e sintomas da dengue, chikungunya e zika, manejo correto do paciente até os sinais de alarme da dengue e realização do teste rápido para a doença
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Escola de Saúde Pública de Goiânia, investe na capacitação de profissionais de saúde que atuam nas unidades da Atenção Primária para o enfrentamento das arboviroses, nesta segunda-feira (19/2), das 8h às 12h, na sede da Escola, localizada na 6ª Avenida, 2-102, Setor Leste Vila Nova.
O curso, ministrado pela infectologista da rede municipal de saúde e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Nádia Maciel, visa atualizar os profissionais sobre o novo Manual Clínico da Dengue do Ministério da Saúde, publicado em 2024.
Inicialmente, a capacitação se destina a 70 médicos, enfermeiros e apoiadores (pessoas que dão suporte às equipes de saúde) e que serão multiplicadores, ou seja, vão repassar o que aprenderam aos outros profissionais que atuam na assistência à saúde nas 75 unidades de Atenção Primária.
São unidades que já reservam 50% das vagas para atendimento de demanda espontânea, sem agendamento, e que, a partir desta segunda-feira, além de atenderem pacientes com sintomas da dengue, passam a realizar também o teste rápido para identificar a doença e a hidratar os pacientes que necessitarem. Procedimentos que já ocorrem nas unidades de urgência e emergência.
“O que estamos fazendo, a pedido do prefeito Rogério, é descentralizar o atendimento dos pacientes de Goiânia com sintomas da dengue, chikungunya e zika. A partir de agora, entre Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais), Centro Integrado de Atenção Médico – Sanitário (Ciams), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), postos de saúde e Unidades de Saúde da Família (USFs), teremos 88 locais de assistência a quem estiver com sinais e sintomas dessas doenças”, informa o titular da SMS, Wilson Pollara.
Para a superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde da SMS, Cynara Mathias, a educação permanente é algo que ocorre o ano todo em Goiânia com os servidores da pasta que estão lotados nas unidades de saúde. “Há sempre atualizações a serem feitas e novos profissionais que chegam. Esta capacitação que iniciamos hoje é exclusiva para o enfrentamento das arbovisores, especialmente a dengue”, explica.
Cynara também explica o conteúdo do curso. “Os profissionais de saúde serão orientados quanto ao reconhecimento dos sinais e sintomas da dengue, chikungunya e zika. Além de realizar o manejo correto dos pacientes, crianças e adultos, de acordo com os grupos de classificação da dengue, mas, principalmente, identificar os sinais de alarme”, diz, ao acrescentar que com a capacitação, a SMS espera reduzir as complicações causadas pela dengue e a evolução para possíveis óbitos. “A capacitação prepara nossos profissionais que, consequentemente, vão prestar um melhor atendimento às pessoas que utilizam os serviços do SUS”, conclui Cynara.
A SMS reforça a importância de a população procurar atendimento médico nos serviços de saúde diante dos principais sintomas que são:
– febre alta (39° a 40°), com duração há mais de dois dias;
– dor retro orbital (atrás dos olhos);
– dor de cabeça;
– dor no corpo;
– dor nas articulações;
– mal-estar geral;
– náuseas;
– vômitos;
– diarreia;
– manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira;
Foto: SMS
*Serviço:*
*Assunto:* Goiânia aprimora capacitação de profissionais de saúde para enfrentamento das arboviroses
*Data:* Segunda-feira (19/2)
*Horário:* Das 8h às 12h
*Local:* Escola de Saúde Pública de Goiânia, 6ª Avenida, 2-102, Setor Leste Vila Nova
Secretária Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia*