Caiado prestigia formatura de policiais do COD e homenageia militares mortos em acidente
Ao todo, 36 profissionais de Goiás e seis de outras unidades federativas concluíram curso de quase quatro meses de duração. Vítimas de acidente em abril foram homenageadas
Após 112 dias de formação, o Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) conta, a partir de agora, com o reforço de 42 novos “caçadores”, como são conhecidos os policiais da corporação. A solenidade de formatura do 10° Curso de Operações de Divisas, realizada nesta quarta-feira (23/10), na sede do Comando, no Conjunto Caiçara, em Goiânia, reuniu o governador Ronaldo Caiado e a alta cúpula da segurança pública goiana.
Em sua fala, Caiado relembrou a perda que a corporação teve no mês de abril, com a morte de quatro policiais em um acidente de trânsito na rodovia BR-364, entre Caçu e Jataí, homenageou as famílias das vítimas, que compareceram ao evento, e destacou a importância do trabalho do COD na redução da criminalidade nas áreas de fronteira do estado com outras unidades da Federação.
“Temos uma integração de forças policiais que dão paz e tranquilidade aos goianos. Goiás não tem nenhuma rua comandada por bandidos. Isso foi construído não com vaidade, mas com objetivo de cruzar inteligência, parte operacional e qualificação para termos um combate efetivo aos crimes”, explicou o chefe do Executivo.
O governador pontuou ainda que o trabalho do COD, bem como de todas as forças de segurança goianas, deram a Goiás a capacidade de exercer o Estado Democrático de Direito pleno e que seguirá investindo em especialização. “Acredito que é isso que tem feito a diferença. Não é por número, até porque temos um efetivo bem menor do que há 10 anos, mas vemos profissionais motivados, preparados e com muita capacidade”, afirmou. “Chegaremos ao máximo da formação e teremos homens e mulheres prontos para utilizar a mais sofisticada aparelhagem para chegar aos criminosos e garantir a segurança aos goianos”, completou.
De acordo com o comandante da corporação, major Hugo Jorge Bravo, os 42 formandos superaram etapas “rigorosas” de treinamento. Do total de policiais formados, 36 são da própria PMGO. Os outros seis profissionais vieram da Polícia Penal goiana e de estados como Paraná, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal. “O COD é motivo de orgulho do povo de Goiás e será referência no país, com profissionais levando nossos ensinamentos para outros lugares. Saem daqui hoje pessoas capacitadas para defender os direitos, o patrimônio e a liberdade em solo goiano e no Brasil”, declarou.
Comandante-geral da PMGO, o coronel Marcejo Granja salientou o montante de 10 toneladas de drogas apreendidas pelas forças de segurança em 2023, com destaque para a atuação da corporação. “O COD é altamente especializado e, hoje, atua como a principal tropa de intervenção da PM”, frisou ele, antes de mencionar o apoio da atual gestão do Estado ao trabalho dos profissionais da área. “Temos como líder um governador que o Brasil queria ter. Por estar sempre junto com a gente, conseguimos trabalhar bem pela sociedade”, completou.
*História*
Criado em 2012, o COD é uma tropa especializada no combate a crimes transfronteiriços, como tráfico de drogas, armas, contrabando, descaminho e roubo de cargas, além de ataques a instituições financeiras, modalidade conhecida como “Novo Cangaço”. Graças às ações intensificadas pela corporação durante a gestão do governador Ronaldo Caiado, este tipo de crime foi erradicado no território goiano.
Ao concluir o curso, os agentes conquistaram o brevê da “Onça Preta”, símbolo da excelência na proteção das divisas territoriais. É o caso do primeiro-tenente da PMGO Eduardo Guedes. O profissional ressaltou a bagagem de conhecimento proporcionada pelo curso, com foco em técnicas e táticas. “Para nós, é uma honra ter o amparo do governo estadual, que dá legitimidade às nossas ações em cada canto que formos”, salientou.
O terceiro-sargento da PM do Paraná, Marcos Antônio da Cruz, definiu a ligação entre as forças de segurança de diferentes estados como “de grande valia”. “O Paraná vai aproveitar isso aqui. A polícia goiana é uma referência nacional”, afirmou o policial, que concluiu seu 10° curso de formação.
_Fotos: Adalberto Ruchelle e Walter Folador_