Prefeitura de Goiânia lança segunda etapa do Programa Cidade Segura, desta vez no Centro
Iniciativa já passou por seis bairros de Goiânia e retirou 73 toneladas de fios inativos. Integração com o programa Centraliza visa requalificar a região, melhorando a qualidade de vida e segurança para moradores e visitantes
A Prefeitura de Goiânia lançou a segunda etapa do Programa Cidade Segura, desta vez na Região Central, na manhã desta quarta-feira (6/3). A iniciativa é vinculada ao Centraliza e visa atender uma reivindicação de comerciantes e moradores para a limpeza visual da região, valorizando as fachadas com as retiradas de fios mortos, excedentes e em desuso dos postes do bairro.
“Nós queremos trazer vida de volta para o Centro. Nós temos incentivos fiscais para quem vem morar no Centro, para abrir uma loja, para adotar casas ou imóveis que estão abandonados, com autorização do IPHAN. Em breve também está chegando a questão da zona azul digital, que vai colaborar bastante. Tudo isso a Prefeitura faz para colaborar tanto com o empresário como com o comerciante e com o morador”, disse o prefeito Rogério.
O programa Cidade Segura tem por objetivo regularizar e identificar os fios, retirar a fiação excedente ou morta e cumprir a Resolução Conjunta nº 004/14 Aneel/Anatel, Art. 8º e da Resolução Normativa nº 797/17, Aneel, Art. 12º., que tratam sobre o tema. A atividade culmina diretamente na segurança da população goianiense e contribui com a estética urbana e cuidado com o meio-ambiente.
O Programa Cidade Segura é fruto da parceria entre Prefeitura de Goiânia, Ministério Público de Goiás, empresas de telecomunicações e conta com o apoio da Equatorial. A previsão de conclusão do Setor Central é de até dois meses.
O secretário de Governo (Segov), Jovair Arantes, explica que o trabalho na região Central será realizado em etapas, iniciando pela Rua 55, seguindo para o antigo Bairro Popular e depois para a Avenida Paranaíba até concluir todo o Centro. “Nos seis bairros que receberam o programa até agora já foram recolhidos 73 toneladas de fios inativos pendurados nos postes, que podem gerar acidentes e colocar em risco as nossas crianças, os moradores, as pessoas mais idosas que têm dificuldade talvez para atravessar uma calçada, pular um fio. Nós temos fios pendurados da TeleGoiás, uma das primeiras empresas de telefonia do Estado”, pontuou.
A moradora e comerciante Edna Pereira avaliou a execução do programa como muito positiva para a região. “Nós, moradores aqui do Centro de Goiânia, vimos com muita alegria essas mudanças que estão sendo feitas, tudo que visa à revitalização do nosso Centro, que é um ponto histórico da Capital. Todas são muito importantes para nós moradores e empresários. Agradecemos ao prefeito Rogério, à primeira dama e a toda a sua equipe”, disse.
*Segunda etapa*
O Centro é a segunda etapa do Programa do Cidade Segura. No mês de dezembro os trabalhos foram iniciados na região, mas, devido ao período de compras de Natal e fim de ano, a frente de serviço foi direcionada para o Setor Sul, onde foram retiradas 20 toneladas de fios excedentes dos postes do bairro. Já o projeto piloto foi realizado nos setores Jardim Europa, Jardim Planalto, Vila União e Vila Mutirão I e II, retirando 53 toneladas de fiação. Dessa forma, a ação já recolheu 73 toneladas de fiação morta.
Os fios retirados pelas empresas de telecomunicações parceiras são imediatamente armazenados pela Comurg, que, ao fim da atividade no bairro, realiza pesagem oficial e divide igualmente entre cooperativas de catadores de recicláveis cadastradas, que dão a destinação correta ao material.
*Centraliza*
O Centraliza é um programa da Prefeitura de Goiânia, que tem como principal objetivo a requalificação do Centro da Capital. Por meio de uma série de ações voltadas à moradia, trabalho, comércio, educação, investimentos e incentivos fiscais para o desenvolvimento da região, a iniciativa visa solucionar problemas de infraestrutura, mobilidade, bem-estar, lazer, convivência e segurança pública.
_Fotos: Jackson Rodrigues_