Adriana Accorsi diz, em debate, que defesa das mulheres é missão de vida
"Vamos continuar lutando para que a voz feminina seja respeitada e ouvida", afirmou candidata a prefeita, que também apresentou propostas para saúde, trânsito, limpeza urbana, IPTU, moradia e educação
A candidata a prefeita Adriana Accorsi disse, na noite desta quinta-feira (19/9), durante debate entre os prefeitáveis no Mais Goiás, que a defesa das mulheres é uma missão de vida.
“Infelizmente, nem todos buscam conhecer o nosso trabalho dedicado à proteção das mulheres, crianças e adolescentes”, lembrou Adriana, que foi delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente durante quase 10 anos.
Ela também foi a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Estado de Goiás, quando liderou inúmeras ações no combate à violência contra a mulher.
Nos dois mandatos de Adriana, como deputada estadual, e no atual mandato, como deputada federal, ela também apresentou diversos projetos em defesa dos direitos das mulheres.
“Vamos continuar lutando para que a voz feminina seja respeitada e ouvida. E quero lembrá-los, que as mulheres podem, sim, ser especialistas no que quiserem, e que os assuntos que exigem conhecimento técnico devem ser discutidos com quem entende do tema”, disse Adriana, que é especialista em duas áreas: gestão e segurança pública.
- Saúde
A candidata reforçou seu compromisso com a saúde.
“De forma emergencial, vamos fortalecer as unidades que mais precisam em todas as regiões, e com responsabilidade fiscal, convocar os aprovados na área da saúde”.
Ela reiterou que já garantiu a criação e manutenção do Hospital Geral Municipal com recursos federais, e a instalação de Policlínicas nos sete distritos sanitários da capital, aproveitando a estrutura do município, em parceria com o Programa Mais Acesso a Especialistas.
“Vamos cuidar das pessoas, reforçando o Programa Saúde da Família para a prevenção”, disse Adriana.
- Limpeza urbana
Adriana destacou que a limpeza urbana é um tema muito importante e também um dos mais comentados pela população de Goiânia e precisa de uma solução definitiva.
“Esse é um dos meus compromissos. Vamos fazer imediatamente uma limpeza, porque nós precisamos e merecemos viver uma cidade organizada, que preza pela higiene, pela saúde, pela organização”, comentou.
“Vamos realizar um estudo completo do sistema de limpeza da cidade, ouvindo servidores da Comurg, Ministério Público, TCM e a sociedade organizada. Com esse trabalho em conjunto, nosso objetivo é garantir a regularidade da coleta de lixo, melhorar a varrição e ampliar a capacidade do Aterro Sanitário, que precisa ser modernizado para atender nossa cidade.”
- Mobilidade
Para resolver o problema da mobilidade em Goiânia, Adriana Accorsi disse que é preciso, em primeiro lugar, investir no transporte público de qualidade.
“Sei que os problemas com o transporte público são antigos com atrasos, frota velha e falta de ônibus. São 455 mil pessoas que dependem desse serviço. Meu compromisso é garantir um transporte de qualidade com ar-condicionado, internet, horários cumpridos e ampliação das linhas, mantendo a passagem a R$ 4,30.”
Para desafogar o trânsito na capital, Adriana propõe investir na infraestrutura, melhorar as vias e ampliar os corredores exclusivos para ônibus para que o transporte público tenha mais rapidez.
A candidata anunciou ainda soluções tecnológicas, que estão sendo utilizadas no mundo todo, como o semáforo inteligente, e estudos científicos que colaboram para um trânsito mais eficiente, mais rápido, mais digno, mais humano e menos violento.
- Justiça tributária
“Tenho escutado por toda a cidade os relatos de injustiça em relação ao IPTU, um tributo importante que precisa se transformar em benefícios para a população”.
Segundo Adriana, recentemente a OAB lhe apresentou uma proposta para conciliações imediatas para IPTU de até mil reais e uma revisão jurídica para os demais casos, garantindo mais justiça tributária.
“É preciso ter justiça tributária para alcançarmos a justiça social”, afirmou.
- Moradia
Adriana lembrou que 30 mil famílias necessitam da casa própria e que ela vai fazer programas de habitação popular em todas as regiões de Goiânia, pro meio do Minha Casa Minha Vida.
Também vai urbanizar várias ocupações populares da cidade para que as pessoas tenham direito a moradia. Ela citou o caso do residencial, Emanuelle, no Jardim Novo Mundo, onde vivem 500 famílias, que ela já garantiu recursos federais para as obras de contenção e urbanização para garantir a proteção à vida dos moradores.
- Educação
Ela ressaltou a responsabilidade do município com a educação infantil e disse que vai garantir que todas as crianças estejam na escola desde cedo, para que as famílias possam trabalhar com tranquilidade.
“Vamos convocar imediatamente todos os concursados da educação, seguindo a determinação do Ministério Público de Goiás e dentro da responsabilidade fiscal”, anunciou.
“Vamos construir novas unidades e ampliar o número de vagas ano a ano. A educação infantil é essencial, especialmente para as famílias mais vulneráveis. Na escola, as crianças têm acesso a alimentação de qualidade, livros, brinquedos, e estímulos fundamentais para o desenvolvimento”, pontuou.
“Não é uma promessa, é um compromisso”, afirmou.