Atleta aparecidense conquista ouro no Taekwondo em competição internacional na Colômbia
Patrick Pereira Cardoso, 23, venceu os Jogos Pan-Americanos Universitários, em Cali, na Colômbia; atleta integra o “Aparecida Compete” e treina no Estação Cidadania Esporte de Aparecida de Goiânia, um centro de treinamento de alto rendimento administrado pelo município
A cidade de Aparecida de Goiânia brilhou nos Jogos Pan-Americanos Universitários, em Cali, na Colômbia, com a conquista de duas medalha de ouro no taekwondo. Patrick Pereira Cardoso, 23 anos, atleta da seleção brasileira, foi o grande destaque da competição ao garantir o primeiro lugar nas categorias de +87kg e por equipes, representando tanto o Brasil quanto sua cidade.
“É uma experiência muito gratificante. Além de chegar até aqui, conseguimos concluir o objetivo com duas medalhas de ouro. Estamos representando da melhor forma possível. Isso é muito gratificante”, completou o atleta, que treina há 12 anos no Estação Cidadania Esporte de Aparecida de Goiânia, um centro de treinamento de alto rendimento administrado pelo município. O espaço tem sido essencial para o treinamento de atletas como Patrick, que, com o apoio da cidade, tem se destacado no cenário nacional e internacional.
Esta conquista não é a primeira de Patrick em competições internacionais. Em 2022, no México, ele já havia conquistado a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Universitários. Ao longo de sua trajetória, o taekwondista acumula uma série de vitórias, incluindo ouro no Grand Slam 2018 e 2024, bronze no Mundial da Tunísia, e ouro no Campeonato Brasileiro de Taekwondo em 2019, entre outras conquistas.
*O apoio do Programa Aparecida Compete*
Patrick, que integra o programa municipal de fomento à iniciação esportiva e de aperfeiçoamento de atletas de alto rendimento, ‘Aparecida Compete’, destacou a importância do apoio oferecido pela prefeitura para que ele pudesse alcançar o sucesso nas competições internacionais.
“O apoio da Aparecida Compete é de extrema importância, porque eles auxiliam os atletas de alto rendimento, garantindo condições para viajar, pagar inscrições e passagens aéreas, o que nos permite alcançar o alto nível competitivo e continuar perseguindo nossos objetivos esportivos, como as Olimpíadas ou campeonatos mundiais”, afirmou Patrick.
O programa “Aparecida Compete” foi criado pela Lei 3.388/2017 e disponibiliza recursos para custear esportistas de alto rendimento em transporte, alimentação e hospedagem durante competições regionais, nacionais e internacionais. O apoio é uma peça-chave para o crescimento dos atletas locais e tem sido fundamental para o sucesso de atletas como Patrick.
*Competições de Taekwondo Nacional*
Recentemente, Aparecida também teve um grande destaque nas competições de Taekwondo com três atletas da cidade participando da Copa do Brasil no Rio de Janeiro, evento nacional, que contou com a participação de atletas de todo o Brasil. O resultado foi positivo: um atleta campeão e outro em terceiro lugar. Além disso, o aparecidense Midas Neto conquistou a medalha de bronze na Copa do Brasil, na categoria Sub 21.
O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Marcelo Augusto, ressaltou o sucesso do programa “Aparecida Compete” e o impacto positivo na vida dos atletas da cidade. “O programa é um verdadeiro diferencial para os atletas de Aparecida de Goiânia. A vitória do Patrick nos Jogos Pan-Americanos Universitários é a prova de que estamos no caminho certo. Estamos muito orgulhosos de ver um atleta da nossa cidade conquistando títulos nacionais e internacionais, representando tão bem o município”, afirmou o secretário.
O programa “Aparecida Compete” já beneficiou mais de 300 atletas de alto rendimento, com bolsas que variam de R$ 800 a R$ 3.500, além de promover o desenvolvimento esportivo e social de centenas de jovens da cidade. Para receber o benefício, o atleta precisa morar há pelo menos dois anos em Aparecida e ser convocado pela federação de sua modalidade.