Em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o deputado Dr. George Morais (PDT) foi um dos mais ativos no primeiro ano da 20ª Legislatura. Entre projetos e requerimentos, mais de 1.200 proposituras foram apresentadas em 2023.
No balanço geral de 2023, o pedetista ficou entre os cinco deputados que mais apresentaram propostas. Foram 126 projetos de lei ordinária, outros três de lei complementar e cinco projetos de resolução. Além disso, o parlamentar apresentou 1.079 requerimentos, a maioria endereçados à Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), com demandas como a conclusão de obras rodoviárias, construção de pontes e extensão de rodovias.
Além da quantidade, outra característica das proposituras apresentadas por Morais foi a diversidade de assuntos que, além da saúde, sua área de formação profissional, também contemplou a cultura, o municipalismo, o bem-estar animal, entre outros.
Entre os projetos apresentados por Morais está a proposta que visa instituir a Política Estadual de Prevenção e Tratamento do Câncer de Próstata para promover a saúde da população masculina e reduzir a mortalidade pela doença. A propositura ainda objetiva diminuir a incidência do câncer de próstata e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com o mal, por meio do estímulo à prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno e cuidados paliativos.
O projeto, que tramita com o número 8198/23, traz entre as diretrizes de ação, a divulgação da campanha estadual Novembro Azul, como forma de conscientizar a população masculina sobre os fatores de risco do câncer de próstata, sinais e sintomas, suas formas de prevenção, importância da realização de exames periódicos, diagnóstico precoce e tratamento adequado, incentivo à pesquisa e inovação tecnológica voltadas à prevenção e tratamento da enfermidade e, ainda, combate ao preconceito e à desinformação sobre a realização de exame preventivo.
Em sua justificativa para a apresentação da matéria, o parlamentar cita a incidência da doença. Segundo explica, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum na população masculina no País, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. “No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata, por ano, para o triênio 2023/2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no País”. O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi distribuído à deputada Vivian Naves (PP) para análise e posterior votação no colegiado.
Outra proposta de Morais dispõe sobre a criação do Programa Estadual de Animais de Estimação Perdidos ou Aptos para Adoção. A iniciativa visa a facilitar a localização de pets perdidos e adoção de animais abandonados. Resumidamente, o programa busca a elaboração de um banco de dados virtual, a ser organizado pelo Governo do Estado, com fotos e outras informações dos bichinhos desaparecidos ou abandonados, resgatados por Organizações Não Governamentais (ONGs), canis ou centros de zoonoses.
A proposta prevê ainda que a publicação de cada animal fique no ar por, pelo menos, 30 dias. Para o parlamentar, o desaparecimento traz sofrimento tanto para a família, quanto para o pet. “A ausência de um sistema organizado para divulgação e localização de animais perdidos dificulta a possibilidade de reencontro com seus donos, tornando a situação ainda mais angustiante e desesperadora”.
Já o abandono, Morais classifica como um problema sério e recorrente, que causa sofrimento e exposição dos animais a riscos. “Dessa forma, a criação do programa é uma medida fundamental para abordar esses problemas de maneira abrangente e eficaz, pois, através do estabelecimento de um banco de dados centralizado, da divulgação ampla de informações e fotografias dos animais perdidos, pretendemos aumentar significativamente as chances de reuní-los com seus tutores”, justifica.
Na seara da cultura e da religiosidade, proposta de George Morais deu origem à Lei 21.951/2023 que concedeu à cidade de Trindade o título de Capital da Fé. O deputado citou a tradição de louvor ao Divino Pai Eterno, iniciada há quase dois séculos e, que ao longo do tempo, se tornou a maior festa religiosa da região Centro-Oeste do País. “Hoje, Trindade chega a receber, só no período da romaria, cerca de 2 milhões de fiéis”.
Trajetória
Em 2022, George Morais foi eleito deputado estadual pela segunda vez. A primeira foi em 1998, quando disputou a cadeira pelo Partido Social Democrata (PSD).
Em 2000, já filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), se candidatou à Prefeitura de Trindade. Eleito, renunciou ao mandato de deputado estadual, para comandar a prefeitura. Em 2004, foi reeleito, ficando no cargo até 2008. Durante o exercício desse mandato, também foi eleito para presidir a Associação Goiana dos Municípios (AGM), entre 2005 e 2006.
Em 2022, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), voltou a disputar uma vaga para a Assembleia Legislativa, sendo eleito com 38.336 votos.