CidadesNotícias
Em Destaque

Em coletiva de imprensa na Câmara, Sandro Mabel apresenta reforma administrativa

Sandro Mabel reorganizará secretarias e criará outras para diminuir custo do município

O prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil), acompanhado do presidente da Câmara, Romário Policarpo (PRD), e de vários vereadores, esteve no Legislativo goianiense, nesta terça à tarde, para uma coletiva de imprensa, em que foi apresentada a reforma administrativa que será feita em sua gestão, a partir de 1º de janeiro de 2025.

Destacando que vem da área administrativa e, por isso, “tem visão de gestor”, Mabel explicou que a reforma visa diminuir o custo do município para sobrar mais dinheiro para fazer investimentos. Uma das medidas será a concessão de espaços públicos à iniciativa privada, onde empresas poderão exibir suas marcas em troca de fazerem manutenção.

A nova Secretaria de Gestão e Negócios Municipais ficará responsável por aumentar a receita dos equipamento públicos. Mabel deu exemplo do zoológico, que “tem custo muito alto, de quase R$ 4 milhões por ano, mais a folha de pagamento, enquanto é gerado apenas R$ 119 mil de receita”. Além do zoológico, o Mutirama sairá da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer e passará à nova pasta.

Outra nova secretaria será criada, a de Indústria, Comércio e Serviços, que também ficará responsável pelas áreas de cooperativismo e agronegócio. “Precisamos de mais indústrias em Goiânia, a cidade vem perdendo muitas ao longo do tempo. Quero instalar parques industriais nos futuros eixos estruturantes que construiremos, como o contorno norte de Goiânia ligando a BR-060, na saída para Rio Verde, à BR-153, na saída para Anápolis e no prolongamento da Avenida Goiás Norte, onde também será possível instalar mais equipamentos comerciais”, explicou Mabel.

Para resolver o problema de demora na emissão de licenças municipais, o futuro prefeito disse que criará a Secretaria de Licenciamento e Fiscalização. “Existe dificuldade na abertura de novos comércios em Goiânia, demorando de 120 a 150 dias para sair a licença de funcionamento. Vamos centralizar o licenciamento para ficar tudo em um só lugar e os processos não ficarem andando de um lugar pra outro.”

Já a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, que ficará fora da de Planejamento, terá metas de regularizações de propriedades por mês. Segundo Mabel, há cerca de 40 mil lotes e 15 mil casas a serem regularizados. “A meta é regularizar tudo em quatro anos de governo”, afirmou.

Outra medida de economia será a redução de cargos nas secretarias. “Vamos contingenciar metade de todos os cargos das secretarias executivas, com exceção da Saúde, que passa por momento muito difícil em Goiânia.”

Em relação à crise na Secretaria Municipal de Saúde, que está sob intervenção estadual, Mabel disse que, no primeiro dia de mandato, vai editar decretos de calamidade pública nas áreas da Saúde e de Finanças do município. “A situação da cidade é muito mais grave do que imaginei. Estou assustado com como a cidade está colapsando de maneira geral.”

Fonte: Câmara Municipal de Goiânia

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo