NotíciasTurismo
Em Destaque

Goiás Turismo compartilha experiência goiana durante 3º Congresso Brasileiro de Trilhas

Evento que chega à sua terceira edição em São Paulo vai contar com reunião do staff goiano e do Ministério do Meio Ambiente para discutir a governança e melhorias da infraestrutura do Caminho Goyazes que possui 1200 km de trilhas

De 14 a 17 de novembro, a estruturação de percursos terrestres em todo o Brasil será discutida durante o Congresso Brasileiro de Trilhas, organizado pela Rede Brasileira de Trilhas, com apoio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo). O evento chega à sua terceira edição tendo a capital São Paulo como sede, após ter a sua estreia em Goiânia, em sua primeira edição em 2022.

É esperada a participação de milhares de pessoas entre governantes, ambientalistas, gestores de unidade de conservação, empreendedores e peregrinos, interessados na ampla programação que envolve palestras, workshops, mesas de discussão de políticas públicas, além de espaço para networking.

A Goiás Turismo vai apresentar como temática principal a evolução do Caminho Goyazes, que envolve três trilhas de longo curso – Caminho de Cora Coralina, do Planalto Central e dos Veadeiros, que juntas somam 1200 quilômetros de extensão ligando a histórica Cidade de Goiás, no Oeste goiano, com a cidade de Cavalcante, no Nordeste do Estado. Os desafios para a sua plena estruturação serão pauta de reunião com integrantes do Ministério do Meio Ambiente, e de demais atores públicos que irão compartilhar as experiências exitosas em seus Estados.

“Nos orgulhamos de termos dado o pontapé inicial sendo o primeiro Estado a sediar o Congresso Brasileiro de Trilhas, em 2022. Desde a sua primeira edição, fazemos questão de estar presentes levando a nossa experiência na estruturação das trilhas de longo curso, bem como levantando o debate sobre os desafios que temos enfrentado para a sua consolidação”, explica o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

  • Experiências goianas

Durante o evento, a Goiás Turismo elencou gestores e representantes de associações para apresentarem a experiência das trilhas goianas a participantes de todo país. No dia 15, às 9 horas, Eliane de Castro falará em nome do programa Águas de Cora sobre como o estabelecimento de trilhas pode ser uma ferramenta de recuperação ambiental.

Dia 16, às 9 horas, a convite da Goiás Turismo, o ultramaratonista Márcio Villar vai abordar sobre a realização de eventos esportivos em trilhas de longo curso. Villar foi o primeiro atleta a percorrer os 1200 quilômetros de extensão do Caminho Goyazes enquanto se preparava para uma ultramaratona no exterior. Em seguida, às 10h15, Mateus Matos e Márcio Chapola, representantes da Associação do Caminho dos Veadeiros, falam sobre a prática de thru hiking por toda a extensão do percurso no nordeste goiano.

Ainda no dia 16, às 16h30, a gerente de projetos de fomento ao empreendedorismo e atração de investimentos da Goiás Turismo, Alexandrina Alves, aborda sobre a importância das políticas públicas para a implantação e consolidação das trilhas. “É fundamental a participação de vários entes, públicos e privados, para o estabelecimento de uma trilha e da sua manutenção. Vamos levantar esse debate e também amadurecer aspectos necessários para a proposição de uma lei que contemple a evolução das trilhas no Estado”, esclarece a gestora.

A Goiás Turismo também marcará presença com dois estandes no Espaço Trilhas. Um deles contará com a apresentação das trilhas que integram o Caminho Goyazes e vai tirar dúvidas dos participantes sobre como acessá-las, melhores épocas para percorrê-las, entre outros detalhes. E também contará com um espaço institucional onde o público poderá obter informações sobre todas as regiões turísticas do Estado.

  • Protagonismo goiano

Goiás é um dos protagonistas nacionais em trilhas. Em 2017, o Governo de Goiás, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente idealizaram juntos o Caminho Goyazes. E no ano seguinte, foi lançada a primeira trilha de longo curso do mundo que divulga poesias no seu trajeto, o Caminho de Cora Coralina. Em 2022, sob organização da Goiás Turismo, foi lançado o primeiro Congresso Brasileiro de Trilhas, sediado na capital Goiânia, e que tornou-se o maior evento do segmento em toda América Latina.

Foto: Divulgação Goiás Turismo

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo