A convite do prefeito Rogério, o presidente Lula poderá prestigiar a inauguração oficial do BRT Norte-Sul, que terá o início da operação mantido para este sábado (31). O cerimonial simbólico, no entanto, foi remarcado para a próxima sexta-feira (6/9), a pedido da Presidência da República, para que haja tempo de avaliar a vinda do presidente.
O BRT Norte-Sul é um projeto que iniciou em 2015, com previsão para entrega em 2019, sofreu diversas interrupções, mas desde 2021 viu os trabalhos avançarem novamente.
A gestão de Rogério foi responsável por mais de 60% da obra, com investimentos totais da Prefeitura de Goiânia na ordem de R$ 319 milhões.
A atual gestão destravou os impasses e inconsistências do projeto original, inclusive na área ambiental, garantindo a conclusão da obra que é um marco para a cidade e que deve beneficiar mais de 150 mil cidadãos mensalmente, proporcionando agilidade e maior fluidez no trânsito. A expectativa é de que o BRT Norte-Sul atenda a cerca de 1,2 milhão de viagens por mês, percorrendo aproximadamente 500 mil km.
Em 2022, foi entregue por Rogério o novo Terminal Isidória, com investimentos de R$ 19,5 milhões. Em 2023, foram inaugurados os terminais Paulo Garcia e Hailé Pinheiro.
Além de concluir o BRT, a atual gestão investiu mais de R$ 246 milhões no subsídio ao transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana ao longo dos últimos 21 meses. Os recursos foram destinados para melhorias no sistema, como reforma de terminais e estações, aquisição de ônibus elétricos, manutenção da tarifa a R$ 4,30 e lançamento de novos produtos tarifários como o Bilhete Único e o Passe Livre do Trabalhador.
*BRT*
O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte coletivo de alta capacidade que opera em corredores exclusivos, o que permite maior velocidade e, consequentemente, redução no tempo de deslocamento e mais conforto durante as viagens.
O serviço contará com cinco linhas exclusivas que atravessam a cidade de ponta a ponta em 29,6 km, ligando o Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, até o Terminal Recanto do Bosque, passando por importantes terminais como Cruzeiro, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque. Estarão integradas ao corredor BRT, 121 linhas continuadas do transporte público de Goiânia.
As cinco linhas exclusivas do BRT Norte-Sul são as seguintes: NS 1: T. Veiga Jardim – T. Paulo Garcia; NS 2: T. Veiga Jardim – T. Paulo Garcia – Semi-expresso; NS 3: Atheneu – T. Paulo Garcia; NS 4: T. Recanto do Bosque – Praça Cívica; NS 5: T. Recanto do Bosque – T. Paulo Garcia.
O corredor foi planejado para atender às regiões de maior demanda e será operado por 60 veículos de 14 metros, equipados com ar-condicionado e portas em ambos os lados. A nova frota, definida pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), inclui dez veículos elétricos do modelo Super Padron, 100% nacional, com ar-condicionado, carregador de celular e Wi-Fi. O sistema é estruturado no modelo tronco-alimentado da RMTC.