Principal demanda dos moradores de Goiânia, amplamente diagnosticada em pesquisas, a melhoria do atendimento à saúde pública foi pauta comum em todas as agendas de Sandro Mabel (União Brasil) nesta segunda-feira (26/8). A gestão técnica do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas) também foi tema presente nas reuniões com a presença do candidato.
Mabel voltou a abordar como uma de suas prioridades, que será implantada nos 100 primeiros dias de mandato, a ampliação do atendimento nos Cais e UPAs de Goiânia, destacadamente a implantação de pediatria em todas as regiões da capital.
“Isso é urgente. Eu sei que as crianças têm febre durante a noite. Vamos acabar com esse absurdo de ter de atravessar a cidade para buscar um médico e quando chega lá não tem remédio ou não tem exame”, destacou Mabel em reunião com moradores do Jardim Novo Mundo. Atualmente, o atendimento é restrito ao Cais de Campinas, que funciona de forma precária, com os profissionais sobrecarregados.
Candidata a vereadora e anfitriã de um encontro com moradores do Jardim Novo Mundo, Bruna Tomazetti (Agir) reforçou a principal demanda da população da região. “Os moradores estão perto de um Cais, mas precisam ir longe, em Campinas, buscar esse atendimento, isso é um absurdo”, reclamou a candidata. A UPA do Jardim Novo Mundo é uma das unidades em que Mabel irá implantar o atendimento pediátrico nos primeiros meses de 2025.
No lançamento da candidatura de Danilo Arraes (PP), que também busca uma vaga na Câmara Municipal, Sandro Mabel apresentou suas principais propostas, mas a qualidade da saúde pública retornou à pauta como a principal preocupação dos eleitores. Mabel reforçou seu compromisso com a melhoria do atendimento nos Cais e UPAs, além de uma completa reestruturação do Samu, que foi completamente sucateado em Goiânia.
Presente na reunião de Danilo Arraes, o secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Joel Sant`Ana Braga defendeu a eleição de Mabel para cuidar das demandas da capital, não apenas da saúde. “O Sandro é experiente, ele sabe onde e como buscar recursos, sabe como fazer gestão. Com certeza é o melhor candidato para Goiânia”, reforçou o secretário.
*Imas*
Em todas as agendas desta segunda-feira, Sandro Mabel destacou sua preocupação com a gestão do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia, que acumula dívidas de mais de R$ 300 milhões. Mabel ressaltou que fará uma gestão técnica no Instituto.
O candidato do União Brasil destacou que já tem planos para que o Imas possa se equilibrar. “Com certeza teremos um técnico na administração, o Imas não suporta mais a falta de gestão atual. O Instituto precisa de um administrador e vou acompanhar de perto essa mudança do perfil de gestão. A saúde da nossa cidade é minha prioridade e a dos servidores também”, afirmou Mabel.
Antes, no final da tarde, Mabel visitou uma clínica particular e conversou com os funcionários do local. O candidato detalhou sua preocupação com a saúde e também com outras áreas, como educação, transporte público e o meio ambiente. “Vocês lidam diretamente com a saúde e sabem que esse descaso com o atendimento público é grave. Tenho um amplo projeto para a saúde da nossa cidade. Em um ano vocês já irão ver a diferença”, comprometeu-se.