Às vésperas da votação, a quinta rodada da pesquisa Serpes, contratada pelo Jornal O Popular e divulgada nesta sexta-feira (04), mostra Sandro Mabel (União Brasil) na liderança em todos os cenários do levantamento. O candidato do União Brasil tem 31,24% dos votos válidos e, de acordo com a pesquisa, deve vencer o primeiro turno no próximo domingo (6).
Para 39,3% dos eleitores goianienses, Sandro Mabel será o próximo prefeito de Goiânia. Ao responder sobre quem vencerá, independentemente de seu voto, o eleitor demonstra o favoritismo de Mabel, que somou 22,7 pontos percentuais a mais do que a segunda mais citada, Adriana Accorsi (PT), com apenas 16,6% das menções. Mabel também é considerado o mais preparado para resolver os problemas da capital para 30,1%.
Na estimulada, o levantamento mostra alta de 6,5 pontos percentuais de Mabel na comparação com o último levantamento, divulgado em 20 de setembro. O candidato do União Brasil lidera com 26,8% – ele tinha 20,3% na rodada anterior. O desempenho coloca Mabel 3,8 pontos percentuais à frente da segunda colocada Adriana Accorsi, com 22,5%. Em terceiro, Fred Rodrigues (PL) marca 17% na estimulada. Vanderlan Cardoso é o quarto com 11,3%.
Na espontânea, Mabel lidera com 25,3% das intenções de voto, o que mostra forte consolidação dos votos do candidato do União Brasil. Em segundo, Adriana tem 20,6%. Fred Rodrigues é lembrado espontaneamente por 15,6%, enquanto Vanderlan tem 10%.
Nas simulações de segundo turno, Sandro Mabel também tem ampla vantagem sobre seus potenciais adversários. Contra Adriana, Mabel vence por 47,4% a 29,1%, com vantagem de 18,3 pontos percentuais. A distância sobre a candidata do PT era de 6,2 pontos na rodada anterior. Mabel bate Fred Rodrigues por margem ainda maior, de 30,9 pontos: 53,4% a 22,5%
Mabel celebrou o resultado e destacou que a liderança é uma evidência de que a população de Goiânia está preocupada em eleger um prefeito que possa atender às necessidades imediatas do município. “Coloquei meu nome para servir Goiânia. Contem comigo para promover a mudança que nossa cidade precisa e fazer a melhor gestão da história”, afirmou o candidato.
*Liderança consolidada*
Mabel empenhou 50 dias de campanha para apresentar propostas detalhadas para mudar os rumos de Goiânia, hoje carente em serviços essenciais. Com a credibilidade de um perfil técnico, ganhou espaço e chegou a liderança na disputa pela Prefeitura em todas as pesquisas. O mais recente levantamento do Opção Pesquisas, divulgado na tarde desta sexta-feira, mostra Mabel com 34,5% dos votos válidos.
Já a nova pesquisa Direct, do Jornal A Redação, divulgada na quinta-feira (03), mostra Mabel com 27,8% das intenções de voto na estimulada. No final de setembro, o instituto Futura Inteligência, em parceria com a empresa 100% Cidades, mostrou o candidato do União Brasil com 27,2% das intenções de voto na estimulada.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo GO 04964/2024, a pesquisa Serpes ouviu 601 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.