Após cumprir agenda no 4º Mutirão dos 100 dias, neste sábado (25/1), o prefeito Sandro Mabel esteve no Zoológico de Goiânia para um encontro especial. Ele conheceu o casal Juca e Mel, raposas-do-campo também conhecidas como raposinhas. Os animais típicos do Cerrado são classificados como “vulneráveis” na escala de risco de extinção.
“São histórias interessantes. A Mel foi atropelada na estrada e o Juca foi criado como cachorro inicialmente. O fazendeiro viu que era uma raposa e entregou para o Cetas em Catalão. Agora eles estão aqui no nosso zoológico”, comentou Mabel. O prefeito aproveitou a visita para anunciar que estuda uma revitalização completa no espaço de lazer, com patrocinadores para as alas da unidade.
Segundo o prefeito, os secretários Lucas Kitão (Gestão de Negócios e Parcerias) e Nárcia Kelly (GoiâniaTur) vão se engajar para que o local fique cada vez mais bonito, sustentável e com facilidades para aquisição da entrada, atraindo visitantes da capital e turistas. “Com eficiência e dinamismo, podemos ter um dos zoológicos mais bonitos das regiões Norte e Centro-Oeste. Vamos investir, sim, mas é preciso aumentar a renda e diminuir custos”, completou Mabel.
“O trabalho de resgate e fortalecimento desses espaços públicos, que fazem parte da história de Goiânia, é um compromisso da gestão que terá o nosso olhar atento na Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias”, explicou o titular da pasta, Lucas Kitão.
Kitão explicou ainda que a gestão está levantando as necessidades do Parque Mutirama, incluindo reformas, troca de brinquedos e revisão de contratos, alguns firmados com o Ministério Público. “A determinação do prefeito Mabel é que a gestão busque parcerias com a iniciativa privada para tornar os espaços autossuficientes, direcionando os recursos municipais para áreas essenciais, como saúde e educação. O objetivo é atrair investimentos para melhorar a infraestrutura e a gestão dos parques, que precisam de melhorias significativas”, resumiu o secretário.
- Juca e Mel
O casal chegou ao zoológico em novembro do ano passado e passou por um período de quarentena, necessário para adaptação e cumprimento dos protocolos de segurança. Somente na última segunda-feira (20/1), Juca e Mel foram transferidos para seu recinto definitivo, onde novamente apresentaram excelente adaptação. O casal já encanta os visitantes quando circula pelo recinto durante o dia, embora apresente hábitos predominantemente noturnos.
Os animais foram encaminhados ao Zoológico de Goiânia pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Catalão, no sudeste de Goiás. Mel foi encontrada com uma lesão na pata traseira direita, que teve uma parte amputada. A intenção é que o casal se reproduza para a conservação da espécie.
- Mais diversão
Mabel também prestigiou a 7ª edição da Mostra GiroDança, no Parque Mutirama. O evento, dedicado ao público infantil e com entrada gratuita, também ocorre no domingo (26/1). A diversão inicia às 11h, com o espetáculo “Corinha no Cerrado das Maravilhas”, da Cia de Teatro Flor do Cerrado. Às 15h, a Mostra será encerrada com “Pequenas histórias”, uma produção do Virtual Núcleo Artístico Binacional (Brasil/Argentina) e da Cia Ladainha (Brasil/França).
Fotos: Alex Malheiros e Secom/divulgação