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Prefeito Rogério vai entregar mais de mil quilômetros de asfalto e o BRT Norte-Sul até o final de 2024

Atual administração foi responsável por executar mais de 80% das obras do programa 630 km, lançado na administração passada, e já implantou mais de 67% do programa 500 km, lançado em 2023

 

O prefeito Rogério irá entregar mais de mil quilômetros de asfalto até o final de 2024. A atual administração foi responsável por executar mais de 80% das obras do programa 630 km, lançado na administração passada, e já implantou mais de 67% do programa 500 km, lançado em 2023. O histórico de obras desmente a afirmação do pré-candidato a prefeito de Goiânia, Fred Rodrigues (PL), durante o debate eleitoral realizado pela TV Sucesso, afiliada da Rede Bandeirantes em Goiás, na noite desta quinta-feira (8/8).

Durante a resposta de uma pergunta, o candidato Fred Rodrigues insinuou que as obras de recuperação asfáltica só foram realizadas nos últimos oito meses.No entanto, desde que assumiu a administração, o prefeito Rogério executou mais de 80% do programa 630 km, lançado pela gestão anterior. Isso mesmo enfrentando a pandemia de Covid-19 nos primeiros dois anos de gestão. Além disso, já foram realizadas 67% das obras do programa 500 km, lançado em 2023, e que está recuperando as principais avenidas da capital, incluindo a 85, Independência e a T-9, que foi concluída na metade do tempo previsto.

O candidato também se equivocou ao afirmar que Goiânia utiliza muito pouco o “asfalto permeável”, ao citar inundações na capital. Esse tipo de pavimento é utilizado em áreas de baixo tráfego, principalmente em condomínios, não se tornando, portanto, indicado para áreas urbanas, especialmente com o tráfego de grandes quantidades de veículos. A Prefeitura de Goiânia tem utilizado a tecnologia de reparo profundo, que garante maior qualidade e durabilidade do asfalto, evitando ondulações.

Além disso, a administração do Prefeito Rogério realizou uma parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a elaboração do Plano de Drenagem Urbana de Goiânia, que vai estabelecer as políticas públicas para o setor para os próximos anos. Em paralelo, foram executadas obras em 70 dos 99 pontos de alagamento identificados pela Defesa Civil.

*Mobilidade*
O pré-candidato Sandro Mabel (União Brasil) lembrou que o transporte coletivo em Goiânia vem obtendo avanços e questionou quais os planos do prefeito Rogério para a área caso seja reeleito. Na resposta, o prefeito disse que, logo quando assumiu a administração, sentou com especialistas para traçar um projeto de subsídio do transporte público. “Hoje nós temos o melhor sistema de transporte público do Brasil, que inclusive está sendo procurado por administrações de outras cidades para implantarem ações como os Cartões Passe Livre do Trabalhador e o Cartão Família”, disse.

Atualmente, a Prefeitura de Goiânia é responsável por 41,2% do rateio do transporte coletivo, mesmo percentual do Governo Estadual. Em 21 meses foram R$ 246 milhões em aportes, recursos que são fundamentais para a troca da frota por ônibus elétricos, que está em andamento. Além disso, também foi criado um inovador sistema de bilhetagem, que inclui o Bilhete Único, o Meia Tarifa, o Passe Livre do Trabalhador e o Cartão Família, gerando economia e agilidade para os usuários da capital.

Rogério também afirmou que será o prefeito responsável por entregar o BRT para Goiânia. A obra teve início em 2015 e sofreu diversas paralisações e atrasos. A atual administração entregou em 2022 o Terminal Isidória e no ano de 2023 os terminais Paulo Garcia e Hailé Pinheiro. O BRT Norte-Sul terá 29,6 km de extensão e ligará os terminais Veiga Jardim e Recanto do Bosque. O sistema contará com 36 estações e sete terminais de integração. A previsão é que o BRT transporte cerca de 200 mil passageiros por dia.

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