Prefeito Vilmar e Sulnara inauguram Creas do Jardim Maranata
Voltado ao atendimento de pessoas e famílias em situação de risco social, aparelho público atenderá mais de 10 bairros da região
A prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Assistência Social, inaugurou nesta quinta (05) o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Jardim Maranata, a 4ª unidade do tipo na cidade. Localizado na Alameda Maranata, esquina com a Rua Gideão, o prédio foi entregue pelo prefeito Vilmar Mariano, ao lado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santama.
O Creas atende pessoas e famílias que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, sofrendo violência física, sexual e psicológica. O espaço oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) e outros serviços sociais para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias e acompanhamento de medidas socioeducativas. Qualquer pessoa nesse perfil pode solicitar os serviços do Creas pelo Disque 100 e pelo telefone (62) 3545-5970.
O prefeito Vilmar Mariano ressaltou a importância da assistência oferecida pelo Creas. “É um espaço de acolhimento para atender as famílias de Aparecida nas horas em que elas mais precisam que a mão do município se estenda para ajudá-las. E é um legado que a gente deixa, um legado não só de obras, mas também de relacionamentos.”
Com orçamento superior a R$ 739 mil, o Centro atenderá mais de 10 bairros na região do Jardim Maranata, aproximando a população de serviços sociais fundamentais e do acompanhamento contínuo de pessoas em vulnerabilidade. “Quando eu cheguei aqui tinha as paredes, o alicerce, e hoje cá estamos, nós conseguimos fazer. Essa obra era um sonho antigo e que, graças a Deus, eu tenho certeza que vai somar muito para a comunidade”, comentou a secretária Sulnara Santana.
O local tem mais de 200 metros quadrados de área construída, incluindo duas salas de atendimento familiar, duas salas de atendimento individual, uma sala multiuso, uma sala administrativa, copa, e banheiros masculino e feminino. A expectativa da Secretaria de Assistência Social é de que, assim como nos demais Creas, a unidade do Jardim Maranata atenda, em média, 800 famílias.
Mazinho Baiano, hoje vereador eleito, participou da inauguração do Creas. Ele lembrou que, enquanto servidor na Assistência Social, acompanhou o desenvolvimento das obras para construção da unidade. Mazinho acrescentou: “Esse aparelho aqui vai fazer uma diferença enorme para o fortalecimento de vínculos”.
A entrega do Creas Jardim Maranata foi acompanhada também pelo presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza; pelo deputado estadual Veter Martins; pelos vereadores eleitos Rosinaldo Boy e Olair Silva; e pelo promotor de Justiça Márcio Nascimento. “Esse aparelho vai cuidar da população dessa região, que é carente, pobre, e que precisa dessa assistência especializada”, concluiu o promotor.