Prefeitura de Goiânia recebe estudantes para educação ambiental no estande da Amma, no 3º Mutirão de Goiânia
Dentre serviços oferecidos pela agência, haverá ainda orientação sobre os canais oficiais para denúncias, licenciamento ambiental, processos de Habite-se e poda e retirada de árvores, plantio por meio do Disque-Árvore e disponibilização de brinquedos
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), recebeu, nesta sexta-feira (12/4), alunos da Escola Municipal Joaquim Câmara Filho, no estande da Amma, localizado no 3º Mutirão de Goiânia, na Avenida Brasil, esquina com Avenida Luísa M. Coimbra Bueno, no Residencial Jardins do Cerrado 4, na Região Oeste da capital. Durante a visita, 50 alunos, receberam orientações sobre educação ambiental, e conheceram as ações em favor do meio ambiente promovidas Amma.
A Equipe de Educação Ambiental da Gerência de Formulação de Educação, Política e Pesquisas Ambientais (GERFEP), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), preparou, além das ações, a doação de mudas de árvores de espécies nativas do Cerrado, de pequeno e/ou médio portes, apropriadas para serem plantadas na escola. “Os alunos foram recebidos com declamação do poema “Ipê Florido”, de Cora Coralina, em uma alusão às diversas etapas pelas quais essa árvore, um dos símbolos do Brasil, passa durante sua nobre existência”, contou o presidente da Amma, Nadim Neme.
Em seguida, os alunos tiveram orientações sobre a coleta seletiva que é realizada no município de Goiânia, demonstração de funcionamento de uma composteira de balde e demonstração, por meio de aparatos confeccionados com diversos resíduos sólidos, com a finalidade de informar a durabilidade de cada um deles no meio ambiente.
Ravena Borges, gerente de Formulação de Educação, Política e Pesquisas Ambientais, explica que a intenção é promover, com políticas transversais de educação, o conhecimento ambiental para os alunos. “Promovemos ainda a condução dos alunos por uma breve visita aos demais estandes instalados no mutirão, para que eles pudessem falar aos seus familiares não só do meio ambiente, mas também dos serviços prestados que promovem a cidadania”, conta Ravena.
Em seguida, os estudantes tiveram atividade prática de separação de resíduos realizada com a participação dos discentes, e orientação sobre posse responsável de animais.
*Serviços*
No sábado (13/4) e domingo (14/4), a Educação Ambiental da Amma distribuirá para a comunidade mais de 2 mil mudas de árvores e 400 mudas de plantas medicinais.
Dentre os serviços da Amma, haverá ainda orientação sobre os canais oficiais para denúncias, orientação sobre o licenciamento ambiental, sobre os processos de Habite-se e poda e retirada de árvores, plantio de árvores na calçada de moradores por meio do Disque-Árvore e a disponibilização de brinquedos instagramáveis e casa de boneca.
*Fotos:* Paulo José