CidadesNotíciasSegurança
Em Destaque

VALPARAÍSO DE GOIÁS: PRIMEIRA REUNIÃO DO GGI-M DA NOVA GESTÃO RESSALTA BAIXOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE

Gabinete de Gestão Integrada, que teve início da gestão de Pábio Mossoró, foi destacado por agentes de segurança como primordial para combate ao crime.

Na manhã desta quinta-feira (30), aconteceu o primeiro encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) da gestão 2025-2028, na Escola de Governo. O encontro contou com a presença do prefeito Marcus Vinicius, do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Waguinho do Céu Azul, do secretariado e de representantes das forças de segurança que atuam na cidade: Major Chiericato, da Polícia Militar, dr. Victor Avelino, da Polícia Civil, e Tenente Almeida, do Corpo de Bombeiros.

O GGI-M é responsável pela integração dos órgãos de segurança pública, entidades governamentais e sociedade civil para debater ações conjuntas de segurança preventiva. As reuniões são realizadas mensalmente com o objetivo de debater ações conjuntas de segurança preventiva.

Em pauta, todas as ações governamentais, o trabalho da segurança pública na redução dos índices de violência e criminalidade no município, ações preventivas  à dengue, obras do viaduto, inauguração do Batalhão Rural, operação tempestade do Corpo de Bombeiros e o compromisso com o transporte público.

O prefeito Marcus Vinicius ressaltou, logo na abertura da reunião, a importância da continuidade do GGI-M, implementado no mandato de seu antecessor, Pábio Mossoró. “A cidade era a mais perigosa do mundo, e hoje essa realidade é completamente diferente. Para que a gente possa fazer com que esses índices permaneçam caindo, mesmo diante de toda a dificuldade que as forças seguranças enfrentam, porque diminuir o índice que já abaixou o tanto que abaixou é mais difícil”, comentou.

No ano de 2024, foi registrado, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, uma diminuição nos índices de criminalidade:

O chefe do executivo municipal também ressaltou a importância desta ação integrada para a eficiência do município. “A gente precisa dessa gestão transversal, com a participação do governo, com a participação da sociedade civil, com a participação efetiva das forças de segurança. Então, com essa nova temática de paz e segurança, nós vamos fazer esses alinhamentos para o ano de 2025”, elucidou.

O delegado da Polícia Civil, Victor Avelino, reforçou o quanto o Gabinete de Gestão Integrada é importante para o controle da criminalidade na região: “O GGIM é um fator preponderante na diluição dos índices criminais aqui do município de Valparaíso. Porque além de permitir uma maior integração, uma familiarização entre os representantes dos órgãos que aqui estão, o GGIM representa um empenho e um apoio incondicional do poder executivo municipal às forças de segurança pública, e é isso que faz a diferença no nosso município”, finalizou.

O Tenente Almeida, do Corpo de Bombeiros, destacou, entre outras coisas, a Operação Tempestade, que está em andamento no município. “Devido a essas chuvas intensas que estão acalentando o nosso município, a gente está sempre trabalhando em conjunto para atender a comunidade da melhor forma possível”, ressaltou.

Batalhão Rural

Valparaíso, apesar de ser uma das poucas cidades do estado sem área rural, foi escolhida como sede do Batalhão Rural devido à sua localização estratégica, permitindo que as viaturas se desloquem com mais agilidade para os municípios vizinhos. A inauguração está prevista para o próximo mês.

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo