O deputado Virmondes Cruvinel (UB) apresentou a esta Casa de Leis projeto que institui em Goiás a Política de Inclusão Autista nas Empresas e cria o selo de reconhecimento Empresa Amiga da Pessoa Autista. Protocolado com o nº 5056/24, o projeto foi lido em Plenário e agora será encaminhado para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Em suas justificativas Virmondes destaca que a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho é uma questão de direitos humanos fundamental e um indicador de progresso social e econômico. “No Estado de Goiás, assim como em outras partes do Brasil, pessoas com TEA enfrentam significativas barreiras para a inserção e permanência no mercado de trabalho, o que contribui para altas taxas de desemprego e subemprego nesta população”, afirma.
O deputado explica que sua proposta aborda o problema de maneira prática e eficaz, promovendo a inclusão e a diversidade nas empresas goianas. Ele afirma ainda que, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1 em cada 160 crianças no mundo está no espectro autista. “No Brasil, não existem dados específicos para cada estado, mas a relevância do tema é inquestionável e demanda atenção especial. Em Goiás, a população autista, assim como no restante do País, enfrenta desafios significativos no acesso a serviços essenciais, incluindo educação e emprego, que são fundamentais para a sua inclusão e autonomia social”.
O autor do projeto ressalta ainda que as pessoas com TEA possuem habilidades únicas e perspectivas que podem contribuir significativamente para o ambiente de trabalho. “No entanto, elas frequentemente enfrentam obstáculos na obtenção de emprego devido à falta de compreensão e apoio, bem como à escassez de programas de inclusão adaptados às suas necessidades específicas”.